Por Dentro do AdSense
O blog oficial do AdSense em português
Histórias de Sucesso: Como aumentei os meus ganhos no meu site Portal do Marketing através da Segmentação por canal
quinta-feira, março 31, 2011
Nosso primeiro lugar do concurso Blog X Principais contribuidores do
Fórum
:
Já se passaram mais de 10 anos desde que acabei minha primeira pós-graduação. Na época tentei publicar a minha dissertação e notei que não havia, no Brasil, nenhum site acadêmico, específico de Marketing para a publicação de artigos da área. Acabei criando um domínio só para publicar os meus artigos. O site ficou esquecido por alguns anos, quando comecei a receber colaborações de outras pessoas que queriam ver os seus trabalhos publicados em meu site. Fui publicando e o meu trabalho aumentando. Para monetizar o site comecei a colocar banners de alguns programas de afiliados que me rendiam algo em torno de R$ 100,00 por mês. Nada mal à época já que esse valor pagava os custos de hospedagem. Com o tempo o site foi aparecendo nas pesquisas e já tinha centenas de palavras que nas primeiras páginas do buscador do Google. Minha esposa sempre dizia que isso deveria ter algum valor, mas sem conhecimento nenhum e com uma ingenuidade ímpar não via como isso podia me ajudar.
Cansado de ouvir isso,comecei a pesquisar sistemas de monetização para sites. Encontrei dezenas de ofertas com “fique milionário com seu site”, “anuncie ringtones e fique rico” e coisas do gênero. Nada funcionou.
Foi então que acabei conhecendo o
AdSense
. Inscrevi-me e tive a minha associação aprovada rapidamente. Escolhi a esmo alguns formatos e os inseri no site. Comecei a devorar os posts do fórum. Virei leitor assíduo. Quando fui checar meus relatórios fiquei impressionado. No primeiro dia o site havia gerado 5 dólares, no segundo dia, 19, e no terceiro 22. Apenas nesses três dias já tinha um ganho superior ao que os banners de outros programas me davam por mês. Sem muito conhecimento de posicionamento, dobras, etc. fui dando tiros às cegas e cheguei a ter dias com 60 ou 70 dólares.
1. O Problema Inicial
Isso, no entanto, não durou muito. Após um auge de ganhos. Os rendimentos começaram a cair. Não entendia por que. Os scripts eram os mesmos, o posicionamento não havia mudado. O escopo do site tampouco. Lembro-me com ironia que nesse período respondia a 10 ou 12 posts no fórum, por semana, informando aos novos editores o que eram critérios. E a resposta era quase padrão: uma forma de segmentar relatórios. Apesar de estar tão perto de uma solução para o meu caso, não enxergava como melhorar. Eu usava critérios por URL, apenas para checar os relatórios em separado e segmentados: quanta ingenuidade. Via que o número de exibições era o mesmo, o CTR o mesmo, mas o eCPM era muito inferior. Anunciantes que antigamente via a miúde em meu site não estavam mais lá. Por quê?
2. Como resolvi o problema.
Nesse momento passei a tentar entender o outro lado. Eu, como editor do
AdSense
não entendia muito bem como funcionava o AdWords. Como os anunciantes viam o meu site, de que forma o site era apresentado a eles. Como eles poderiam escolher um determinado local para anunciar. Foi quando uma ideia me veio como um raio em minha cabeça: Claro! Não bastava segmentar, haveria a necessidade de oferecer espaços únicos, exclusivos, com conteúdo contextual ao ramo de negócios do anunciante. Até então o script que eu usava era o mesmo para todas as páginas (e para todas as posições). Se alguém quisesse anunciar em determinada página ou determinada posição não encontrava essa facilidade em meu site. E, ainda que pudesse anunciar em todo o meu site, aleatoriamente, eu não oferecia explicações adequadas ap anunciante. Passei a utilizar critérios e segmentação por canal. Passei a utilizar critérios diferentes para assuntos diferentes. Passei a mostrar o canal aos anunciantes como posicionamento de anúncios. Hoje, os anunciantes conseguem ver não apenas o nome do meu canal segmentado, mas a descrição. Aqueles que desejavam anunciar em apenas uma página, ou grupo de páginas, voltaram a anunciar em meu site. Aqueles que haviam desaparecido, pois não tinham opções de posicionamento em uma determinada página, voltaram a anunciar.
3. O Impacto dessa história
Foi uma solução simples e eficaz. Hoje mantenho o mesmo número de exibições com o mesmo número de CTR, mas o CPC e o eCPM aumentaram consideravelmente. Quase 30% de aumentos de ganhos se devem a esta simples ação. Na verdade, hoje tenho anunciantes mais qualificados, mais contextuais, e, principalmente: anunciantes que tiveram a oportunidade de analisar as minhas posições oferecidas para anunciar os seus produtos. São fatores que não tem preço, e, aqui entre nós, não tenho saudades da época em que meu site não tinha segmentação e qualquer anunciante anunciava em qualquer página dele, aleatoriamente. Sinto-me mais qualificado, mais profissional no mercado publicitário e tenho certeza que o Portal do Marketing (
http://www.portaldomarketing.com.br
) site onde implementei as mudanças é um veículo que, por sua vez, oferece um excelente retorno aos anunciantes. (que por sinal, são extremamente contextuais ao conteúdo do site).
Se quiser falar diretamente com o Daniel Portillo Serrano, mais conhecido como Dan, entre no nosso
Fórum
. E se quiser saber mais sobre como melhorar sua performance, clique
aqui
.
Postado por Fabiana Fróes - Equipe por Dentro do AdSense
Entendo o seu eCPM (ou RPM)
quarta-feira, março 30, 2011
O custo efetivo por mil impressões (eCPM) é o valor da receita que você pode esperar receber do Google AdSense para cada mil impressões exibidas em seu site. Como o eCPM ajuda a avaliar o desempenho de seus anúncios, geralmente recebemos perguntas de editores sobre os fatores que afetam essa métrica e sua relação com seus ganhos. Se você estiver usando a nova interface, verá que seus relatórios mostram a
RPM
(receita por mil impressões). RPM é apenas outro termo para eCPM e é calculada da mesma forma, então usamos esses dois termos de forma alternada.
Para ajudar a esclarecer, estamos lançando dois vídeos com mais informações sobre como o eCPM é calculado para ajudar você a maximizar seus ganhos. Com a ajuda do especialista em otimização do Google AdSense, Matthew Carpenter Arevalo, mostraremos a você os fatores que afetam o eCPM, como acompanhar o comportamento do usuário e os padrões de tráfego, e o que você pode fazer para melhorar o desempenho de seu website.
No vídeo abaixo, Matthew apresentará a você os fundamentos básicos de como o eCPM é calculado e explicará como analisar as causas por trás das alterações em seu eCPM.
Se você quiser obter mais informações sobre eCPM, acesse nossa
Central de Ajuda
.
Fique atento para não perder a parte 2 e saber o que você pode fazer para entender melhor e otimizar o eCPM de seu website.
Postado por Fabiana Fróes
Os anúncios que você estava procurando: apresentação do AdSense Custom Search Ads
segunda-feira, março 28, 2011
Aqui no Google, trabalhamos muito para exibir os melhores anúncios nas páginas de resultados de pesquisa e queremos que suas páginas de resultados também possam ser beneficiadas. Se seu site for focado em pesquisa (por exemplo, se seus usuários estiverem pesquisando trabalhos, viagens, produtos ou empresas locais), os anúncios exibidos poderão agora ser segmentados para a consulta de pesquisa realizada pelo seu usuário na sua caixa de busca. Isso significa anúncios mais relevantes para os usuários, mais receita para os editores e melhor valor para os anunciantes. Hoje, estamos animados em compartilhar nosso mais novo produto do AdSense para pesquisas:
AdSense Custom Search Ads
- ainda sem tradução em português, mas estamos trabalhando nisso!
Além de oferecer uma ótima segmentação, AdSense Custom Search Ads foram desenvolvidos para se adaptar à aparência de seus resultados de pesquisa existentes. Em vez de tamanhos predefinidos, você pode especificar a largura exata de cada bloco de anúncios, o número de anúncios individuais a serem exibidos, o layout do anúncio, tipo de fonte e muito mais. Você pode conferir como alguns de nossos primeiros editores estão usando esse recurso hoje
em páginas de resultados para automóveis
do site LemonFree ou
páginas de resultados para mercado
do site eCrater.com.
Com o AdSense Custom Search Ads, é possível desenvolver e lançar rapidamente novos formatos de anúncio e extensões sem a necessidade de atualizar o código de pesquisa. Por exemplo, nas páginas de resultados do Google, estamos testando novas
extensões de anúncio
da Rede de Pesquisa para fornecer aos usuários informações como locais, imagens de produtos, links de páginas e informações de comerciantes. Dois desses novos formatos estão disponíveis atualmente na Rede de Pesquisa:
Sitelinks de anúncios
e
Classificações de vendedores
. Os Sitelinks de anúncios ampliam o valor dos anúncios exibindo até quatro links adicionais para conteúdos específicos e relevantes no site de um anunciante. As classificações de vendedores incluem classificações de estrelas abaixo do anúncio de um comerciante agregadas de sites de resenhas na web. Com isso, é possível destacar anúncios de comerciantes altamente recomendados por compradores on-line. À medida que os novos formatos forem desenvolvidos no futuro, continuaremos a implementá-los aos anúncios personalizados da Rede de Pequisa de forma que você possa aproveitá-los automaticamente.
Para começar a usar o AdSense Custom Search Ads , entre em contato com o gerente de sua conta do Google AdSense ou
inscreva-se
hoje mesmo . No momento, podemos aceitar e oferecer suporte somente a um número limitado de editores. Entretanto, queremos analisar sua solicitação de inscrição e expandir esse programa no futuro.
Postado por Ben Lisbakken, engenheiro de software, e Michael Brandell, especialista em produtos
O que fazer e o que não fazer para aumentar seu custo por clique
sexta-feira, março 25, 2011
Hoje, vamos discutir algumas estratégias que podem aumentar o CPC (custo por clique) de seus blocos de anúncios.
Embora não possamos determinar se um CPC é bom ou ruim, há várias coisas que você pode fazer (e algumas que não deve fazer) caso esteja tentando aumentar o CPC dos anúncios em seu site. Dê uma olhada em algumas das práticas recomendadas descritas a seguir:
O que fazer:
- Ative todos os seus blocos de anúncios para exibirem anúncios de texto e gráficos/rich media. Ao aumentar o número de anunciantes competindo por seus blocos de anúncios, o leilão de anúncios garantirá que o anúncio de valor mais alto será exibido. Para isso,
edite todos os seus blocos em massa
com a nova interface do Google AdSense.
- Mantenha sua
lista de filtros pequena
de modo que ela não diminua suas possibilidades de lucros bloqueando os anúncios de valor mais alto.
- Aumente o número de anúncios que concorrem por seu site. Para isso, configure seus critérios personalizados para a segmentação por canal.
Leia esta postagem
para obter mais detalhes e instruções sobre como fazer essas configurações.
- Os anúncios com valor mais alto serão exibidos no bloco de anúncios que aparecer primeiro em seu código HTML. Para aproveitar isso, você precisa entender qual de seus blocos de anúncios tem a maior CTR (taxa de cliques) usando critérios personalizados. Em seguida, você poderá
alterar facilmente o código
de seu website para garantir que seu bloco com melhor desempenho é o que possui os anúncios com os maiores lances.
O que não fazer:
- Alguns editores acreditam que, ao escrever sobre palavras-chave de maior valor, eles poderão aumentar os ganhos em seus sites. Essa não é uma prática recomendada por nós. Na verdade, sempre recomendamos que você continue escrevendo sobre os assuntos que conhece e dos quais gosta. Desse modo, você poderá continuar a criar conteúdo original e interessante para atrair visitantes a seu site.
- Não use conteúdo comentado. É uma violação de nossos regulamentos.
- Não crie várias contas. Os editores
não podem ter várias contas do Google AdSense
com o mesmo nome de beneficiário. Além disso, possuir códigos de
anúncios de contas diferentes
no mesmo website não afeta seu CPC de maneira alguma.
- Por fim, não tente manipular o comportamento, a segmentação ou a exibição padrão dos anúncios de nenhuma forma que não seja permitida explicitamente pelo Google. Em caso de dúvidas, leia os
regulamentos do programa Google AdSense
.
Esperamos que você consiga otimizar sua implementação do Google AdSense e maximizar seu CPC. Deixe seus comentários com os resultados.
Postado por Marco Viappiani - Equipe do blog Por dentro do AdSense
Histórias de Sucesso: Vários caminhos com o AdSense
quinta-feira, março 24, 2011
Nosso segundo lugar do concurso Blog X Principais contribuidores do
Fórum
:
Era final de 2005 quando fiz minha inscrição no
adsense
, no começo o objetivo era o de adquirir experiência para aplicar em algum projeto relacionado a internet, já que administrava uma revenda de hospedagem de sites meu foco principal era a prestação de serviços, tanto é que não investi tempo e nem dei importância devido a frustrações com outros programas que geravam rendimentos aos sites, esse foi o motivo de só em março de 2006 eu haver acumulado USD 0,69.
Em janeiro de 2007 eu havia acumulado a irrisória quantia de US$ 16,30, um ano havia passado e o resultado da preguiça e da falta de empenho e de confiança no programa
adsense
me davam como “premio” os rendimentos obtidos, enquanto eu lia relatos em vários fóruns que os pagamentos eram de valores para mim contestáveis, as quantias pareciam até absurdas, não acreditava nos relatos, porque eles diziam que ganhavam valores altos com poucos acessos se comparados aos acessos que tinha o meu site na época.
Chegou dezembro de 2007 e eu havia acumulado US$ 59,59, eram mais de 700 dias e eu não havia completado US$ 100 ainda, era preciso admitir que algo deveria ser feito a respeito, havia alguma coisa, ou muitas coisas que estavam erradas, pois eu continuava escrevendo pelo menos um artigo por dia e colocando no site, já passavam de 800 links sem repetições de conteúdo e nem de links, mas os ganhos não aumentavam proporcionalmente.
Na procura por solução para o baixo desempenho financeiro cheguei ao
fórum do adsense,
haviam varias informações sobre SEO e otimização em geral, também comprei material relacionado a SEO de terceiros e lendo os textos comecei a notar que eu não havia estruturado meu site para ser encontrado pelos sistemas de buscas e pior ainda que isso, o código do
adsense
também estava mal posicionado e a navegação era difícil e as páginas pesadas, enfim, tudo o que poderia ser de pior influenciava negativamente, mas como todo bom brasileiro que não desiste nunca também desisti, mesmo estando errado continuei tentando.
Depois de testes e mais testes me convenci que havia a falha estrutural no site, tentei “remendar” mas foi inútil, cheguei a conclusão que é pior consertar do que fazer novo, o trabalho seria enorme, mas decidi que estava na hora de mudar de atitude, mas ainda aproveitei para fazer mais algumas modificações na tentativa de consertar o que não tem conserto e com isso descobrir o que não deveria ser feito nas próximas oportunidades.
Meu conteúdo passou a aparecer nas buscas, mas ainda tinha um CTR péssimo e conseqüentemente os ganhos também, mas agora eu já sabia onde havia errado, já tinha descoberto muitas coisas sobre o
adsense
, agora era preciso deixar a teimosia de lado a aplicar os novos conhecimentos, mas é muito difícil mudar, e principalmente mudar radicalmente, eu ainda não aceitava a idéia.
De mal comigo mesmo resolvi aceitar uma proposta que recebi de um interessado que queria comprar o domínio
www.xmaster.com.br
, o objetivo era investir o valor da venda na própria internet, e definitivamente decidi que se eu quisesse ganhar algum dinheiro com conteúdo de sites teria que começar do nada novamente, como parâmetro tinha a experiência das as frustrações anteriores que indicavam as trilhas que não deveriam ser seguidas, a leitura de vários textos no fórum do
adsense
e de material comprado davam sinais claros que existiram erros graves e que podiam ser corrigidos com estrutura nova, então estava decidido: vou começar do zero.
Nas tentativas de êxito anteriores havia descoberto que o estilo minimalista era o que dava os melhores resultados para o tipo de conteúdo que disponibilizo, além de um estilo simples e minimalista eu teria que trabalhar na direção do público interessado em meus textos e ao mesmo texto tornar a navegação em algo simples e intuitivo, e que com no máximo 3 cliques o usuário chegaria ao conteúdo, se possível com apenas dois cliques, assim os usuários permaneceriam mais tempo no site e aumenataria a possibilidade de clicarem nos anúncios.
Decidido a ganhar dinheiro com
adsense
comecei a trabalhar naquele que chamo de meu site principal (
www.ibytes.com.br
), estruturado para ser encontrado, minimalista em visual e navegação, enfim, um site que pode ser chamado de feio mas fácil de navegar e com conteúdo que domino, o resultado financeiro foi imediato, de um CTR de 00.2% passei a ter um CTR de 2.5%, e com menos de 200 links já passei a ganhar alguma coisa significativa, em 2006 e 2007 juntos eu havia acumulado US$59,59 e com nova estrutura inclusive com domínio novo e recém indexado em um mês os ganhos foram US$ 32,26, era mais da metade do que havia acumulado em dois anos, e não existe nenhuma dúvida que a estrutura do site e com a otimização da posição dos anúncios eram responsáveis pela gigante diferença de rendimentos.
Convencido pelos resultados que estava no caminho certo tentei otimizar ainda mais a posição dos anúncios testando em vários lugares, mas foi em vão, os resultados obtidos nas tentativas anteriores estavam corretos para o meu tipo de conteúdo, pouca coisa mudou em relação aos ganhos, e no que diz respeito as buscas, o Google se encarregou de indexar o novo site rapidamente e assim os usuários digitavam o que procuravam e meus links eram mostrados.
De 2008 em diante tenho pagamento todos os meses, os ganhos aumentaram consideravelmente depois que mudei a estrutura do site e otimizei a posição dos anúncios, e com acréscimo de conteúdo diariamente tenho como objetivo deixar as outras atividades que tenho de lado em dois anos e viver exclusivamente dos ganhos do
adsense
.
Tenho absoluta certeza dessa possibilidade, uma vez que atualmente recebo do Google quase dois salários mínimos colocando um texto por dia, e pretendo tornar essa renda que hoje é considerada renda extra em renda principal, e quem sabe num futuro não distante, postar um texto por dia em cidade diferente, ou seja, tenho como objetivo ser um editor do
adsense
e ser itinerante, quem sabe um consultor independente e ganhar renda adicional, acredito 100% nessa possibilidade.
Enquanto não chega esse dia, já considero que está de bom tamanho, de minha parte considero um grande sucesso ter chegado até ao nível atual, mas foi preciso eu mudar meu ponto de vista sobre a elaboração dos sites, da posição dos anúncios, tiver que aprender com aqueles que sabem mais e aplicar os novos conhecimentos.
Bem, para quem vai julgar as histórias não é tão importante que esta seja escolhida ou não, de qualquer modo eu já ganhei e continuo ganhando todos os meses, ganhei experiência e ganho dinheiro, mas isso começou só depois que aprendi como devem ser as coisas, por conta dos ganhos do
Adsense
adquiri um veículo novo.
Embora existam muitos comentários referentes aos riscos do
adsense
, acredito que se as regras do regulamento forem seguidas não existem tantos riscos assim, é preciso respeitar principalmente quem paga para anunciar, respeitar também quem gerencia todo sistema, e respeitar os demais editores não copiando conteúdo, e tudo está resumido numa simples ação: respeitar o regulamento do Google
Adsense
.
Diante desse relato, acho que fica claro que quem tiver a capacidade de mudar, aceitar e seguir regras pode ser dar muito muito bem e ganhar muito dinheiro, não é sonho, é a realidade, tudo é possível tendo Deus acima de tudo e tendo o Google como parceiro.
Se você quiser falar diretamente com o Pedro, mais conhecido com Piava Branca, entre no nosso
Fórum
e se quiser saber mais sobre como melhorar sua performance clique
aqui
.
Postado por Fabiana Fróes - Equipe Por Dentro do AdSense
Nova página inicial da nova interface do Google AdSense
quarta-feira, março 23, 2011
Como você já deve ter visto em nossa série sobre a nova interface, estamos nos esforçando para garantir que você tome conhecimento de todas as dicas e truques legais disponíveis na nova interface do Google AdSense. Sabemos também que, além de conhecer os novos recursos, você deseja saber quais são as semelhanças com a interface antiga. É por isso que temos a satisfação de anunciar uma página inicial atualizada na nova interface que inclui alguns de seus recursos favoritos da interface antiga, de acordo com seus comentários.
A partir de hoje, quando você fizer login na nova interface, verá que a página inicial agora fornece mais informações rápidas sobre ganhos e a habilidade de personalizar o relatório padrão exibido.
Agora exibiremos seus ganhos de hoje, ontem, deste mês até o momento e do mês passado, bem como quaisquer ganhos registrados não pagos e as informações de pagamento mais recentes. Alertas importantes serão exibidos em uma barra na parte superior para garantir que você não deixe de receber nenhum aviso importante.
Ainda estamos trabalhando para realizar mais melhorias com base nos comentários que recebemos, incluindo a capacidade de visualizar seus canais principais na página inicial. Fique atento às informações sobre muitos outros recursos que você pediu. Por favor, continue a enviar seus comentários sobre a nova interface participando das conversas em nosso
fórum
ou através do link "Informar sobre um problema" no canto superior de sua conta.
Postado por Madhuwati Lagu e Dan Banfield - Engenheiros do Google AdSense
Manutenção do site do AdSense neste Domingo, dia 20 de março
sexta-feira, março 18, 2011
Nesse domingo, dia 20 de março, nossos engenheiros vão fazer uma manutenção de rotina das 7 da manhã as 11 da manhã. Você não vai conseguir acessar a sua conta nesse período, mas vai continuar exibindo anúncios nas suas páginas e seus clicks e ganhos serão computados normalmente.
Postado por Fabiana Fróes - Equipe por Dentro do AdSense
Histórias de Sucesso: Trabalhar com o que gosta e garantir sua receita com o AdSense
quinta-feira, março 17, 2011
Nosso terceiro lugar do concurso Blog X Principais contribuidores do Fórum:
Eu sou Manuel Lemos, Português radicado no Brasil desde 1998. Hoje em dia trabalho exclusivamente com desenvolvimento de meus sites. Trabalho em particular com a linguagem PHP desde 1997.
Em 1998 comecei a desenvolver componentes* de programação em PHP para fins genéricos de forma a que fossem reutilizáveis em vários projetos. A ideia era reduzir o custo e o tempo necessário para desenvolver novos recursos para os meus sites.
Eu participava muito em listas de discussão de programadores de PHP, não só para poder obter ajuda de outros em dificuldades que me surgiam, mas também para ajudar os outros que tinham problemas semelhantes aos que eu tive.
Por vezes, eu oferecia componentes que eu tinha criado quando surgiam pessoas com dificuldades que os meus componentes resolviam ou pelo menos facilitavam.
Ajudar assim os outros sempre foi uma forma de ajudar a mim próprio. Os outros que testavam os meus componentes por vezes retornavam com avisos sobre defeitos no código ou pedidos para implementar novos recursos.
As correções ou melhorias que eu fazia acabavam por beneficiar os meus próprios projetos onde usava os meus componentes. Por isso eu tinha bons motivos para continuar a partilhar os meus componentes com outros programadores, quantos mais melhor, porque assim teria mais retorno.
O problema é que, em dado momento, comecei a ter muitas solicitações pelos meus componentes. Por isso decidi publicar os componentes em algum site, em vez de os distribuir por e-mail como fazia até então.
Cheguei a avaliar sites existentes, mas nenhum tinha as características que eu pretendia para me ajudar a distribuir os meus componentes. Por isso decidi criar o meu próprio site. Foi nessa altura que nasceu o site PHPClasses.
Ao principio apenas eu publicava os meus componentes, mas depois decidi facilitar para que outros publicassem também os seus. Gradualmente o site foi crescendo e se tornando uma referência na comunidade de programadores de PHP.
Até 2001 eu trabalhei na empresa Zip.Net, mais conhecida pelo seu carro-chefe o site de Webmail ZipMail. Porém, com o estouro da bolha .COM, a Zip.Net foi vendida para o UOL e praticamente todos funcionários da Zip.Net foram demitidos.
Ao mesmo tempo nasceu o meu filho. Esse momento foi de virada na minha vida. Nessa altura pensei que seria mais legal se pudesse trabalhar apenas em casa para poder acompanhar o crescimento do meu filho desde bebê.
Uma coisa que pensei foi em tentar tornar o projeto do meu site em um negócio que me permitisse trabalhar em casa e viver dele. Várias alternativas foram avaliadas, mas a que começou a dar certo foi a monetização dos espaços do site com publicidade.
Depois de cerca de 1 ano sem faturar nada, no fim de 2002 o site foi aceito na rede de publicidade da empresa Tribalfusion. Essa rede apenas mostrava anúncios para visitantes norte-americanos. Rendia apenas algumas centenas de dólares por mês, mas já era um começo.
Em meados de 2003 o Google abre o
AdSense
para sites com conteúdo em Inglês e logo que soube propus o meu site para entrar na sua rede de sites de conteúdo. Felizmente o meu site foi logo aceito porque o seu conteúdo está todo em inglês.
Rapidamente consegui aumentar a minha receita com o site. Finalmente tinha conseguido o objetivo de poder me dedicar a tempo inteiro a um projeto próprio trabalhando exclusivamente de casa. Curiosamente sempre que meus amigos perguntam o que faço, até hoje poucos acreditam que vivo exclusivamente da renda site. Parece algo bom demais para ser a realidade.
Infelizmente para muitos trabalho significa uma coisa chata que se faz para alguém que nos paga um salário fixo. Por isso me considero um privilegiado, dado que poucos podem escolher o que fazem, trabalhando a partir de casa junto da família.
A verdade é que não apenas trabalho para mim fazendo o que escolhi, mas acabo trabalhando muito mais do que trabalharia se tivesse um emprego baseado num expediente fixo.
Desde sempre não paro de trabalhar em novos recursos do site que oferecem novos serviços aos seus usuários. Obviamente é muito importante saber o que os usuários pretendem.
Em 2007 lancei um pacote de serviços pagos por assinatura que atende a diversas necessidades dos usuários.
Por exemplo, apesar a receita da publicidade ser algo que continua sendo essencial à subsistência do site como um negócio, há sempre usuários que se incomodam com a sua presença. Por isso um dos benefícios oferecidos aos assinantes pagantes do site é poder navegar no site sem qualquer publicidade.
Apesar do site oferecer outros beneficios interessantes, apenas uma pequena fração dos usuários paga para ter esses benefícios. Mesmo assim o site recebia reclamações de usuários por e-mail e até pelo Twitter por causa da publicidade.
A verdade é que a publicidade distrai os usuários e atrasa a carga das páginas comprometendo a experiência de uso do site. A questão da publicidade distrair os usuários, não há nada a fazer a não ser oferecer a assinatura paga.
Quanto ao fato da publicidade atrasar a carga das páginas, depois de muita pesquisa sobre o assunto, finalmente consegui descobrir uma solução que permite que a publicidade apareça e ao mesmo tempo as páginas carreguem rapidamente.
A solução consiste em usar um componente de programação escrito em linguagem JavaScript que altera o momento em que os anúncios são carregados nas páginas.
Normalmente o carregamento das páginas é travado no ponto da página onde aparece um anúncio. Usando o componente que desenvolvi, os anúncios passam a ser todos carregados apenas quando toda página foi carregada.
Comecei a implementar este componente nos meus sites em 2010. Receava que pudesse causar uma perda de receita, uma vez que se os anúncios aparecem um pouco mais tarde, os usuários podem nem chegar a vê-los. Felizmente não foi isso que aconteceu. Não senti grande diferença em termos de receita de publicidade desde que comecei a usar este componente.
A grande diferença que notei sim, foi que praticamente os usuários pararam de reclamar no Twitter por causa da publicidade. Impressionante mesmo!
A boa notícia para outros editores de sites com publicidade que queiram usufruir do mesmo beneficio, é que estou disponibilizando este componente sobre a forma de código fonte aberto.
O componente chama-se Fast Page Content Loader e está disponível no site JSClasses. Este é um site que lancei em 2010. O JSClasses é uma variante do site PHPClasses, mas é dedicado à distribuição de componentes em JavaScript.
Fast Page Content Loader
Quem quiser aprender mais sobre este componente pode acompanhar o seu blog
aqui
.
* códigos em linguagem PHP
Se você quiser falar diretamente com o Manuel entre no nosso
Fórum
e se quiser mais sobre como melhorar sua performance clique
aqui
.
Postado por Fabiana Fróes - Equipe Por Dentro do AdSense
Como agilizar a web para todos os editores do AdSense para conteúdo
quinta-feira, março 17, 2011
No Google, dedicamos muito tempo ao trabalho para tornar a web mais rápida. Seu site não é exceção. E hoje, como parte dessa visão, temos a satisfação de anunciar um aumento significativo na velocidade para os editores do Google AdSense em todo o mundo.
Os anúncios do Google AdSense, como qualquer elemento em uma página da web, geralmente contribuem para o tempo necessário ao carregamento da página. No ano passado, realizamos testes que mostraram que o Google AdSense aumentava em média 12% o tempo necessário para carregar várias páginas de websites importantes. Por esse motivo, começamos a melhorar isso. Desenvolvemos uma nova técnica de exibição de anúncios para melhorar a velocidade dos websites que exibem anúncios do Google AdSense. Assim, o conteúdo de sua página não ficará mais lento. Ficamos felizes em anunciar que eliminamos essa demora para a maioria dos websites e diversos navegadores e que o carregamento das páginas está um segundo mais rápido do que antes.
A melhor parte é que você não precisará alterar seu código ou sua conta, pois o carregamento de página mais rápido foi disponibilizado para todos automaticamente. Desse modo, seus visitantes observarão uma melhoria significativa na velocidade de suas páginas da web.
No momento, estamos implementando esse recurso de forma global para os usuários do Google Chrome, do Mozilla Firefox e do Microsoft Internet Explorer 8 e expandiremos em breve a lista de navegadores beneficiados com esse processo de aceleração.
E não para por aqui: continuaremos trabalhando para tornar tudo ainda mais rápido. Continue ampliando seu site e o inventário do Google AdSense. Certamente acompanharemos esse crescimento.
Postado por Richard Rabbat, gerente de produtos
Estudo de caso: site americano aumenta sua receita com o Google AdSense
quarta-feira, março 16, 2011
O
UpTake
usa a nova interface do Google AdSense para realizar dez vezes mais análises do que antes usando o mesmo tempo.
O UpTake.com é um mecanismo de pesquisa projetado para economizar tempo e eliminar as suposições do processo de decisão sobre viagens. Ele organiza, filtra e adapta recomendações de destinos, hotéis, restaurantes e atrações de milhares de websites de viagens para atender às necessidades individuais dos consumidores. O diretor de marketing on-line do UpTake, Brian Piepgrass, compartilhou recentemente a história do site e nos deu algumas dicas de como o uso da nova interface ajudou a equipe do UpTake a economizar tempo ao gerenciar seu desempenho no Google AdSense.
Por dentro do AdSense: Como surgiu o site?
UpTake: Queríamos criar um novo tipo de website para ajudar os viajantes a encontrar as informações de que precisam em muito menos tempo. Nos tornamos um dos maiores sites independentes de pesquisa para viagens da web, com uma média de três milhões de usuários únicos por mês. Hoje, nossa visão está se expandindo rapidamente para incluir viagens familiares, internacionais e também planejamentos anteriores à viagem.
Por dentro do AdSense: Qual é o papel do Google AdSense em sua empresa?
UpTake: O UpTake começou a usar o Google AdSense há cerca de dois anos, e a receita gerada com ele desempenha um papel fundamental em nosso crescimento. O Google AdSense tem a capacidade de veicular anúncios relevantes em muito mais destinos para nós, inclusive em dezenas de marcados pequenos e médios, como Modesto e Fresno. O Google AdSense também resgata o contexto das páginas de viagens individuais. Em páginas específicas de namoro, por exemplo, o Google AdSense pode incluir anúncios de hotéis que têm suítes com Jacuzzi ou pacotes de lua-de-mel. Sem o Google AdSense, muitas páginas não teriam anúncios e não seriam tão relevantes. Nossa própria equipe de vendas teria que vender todos esses anúncios.”
Por dentro do AdSense: Recentemente vocês começaram a usar a nova interface do Google AdSense. Estão satisfeitos com ela?
UpTake: A nova interface do Google AdSense tem sido importante para economizar nosso tempo. Antes, levava cerca de meia hora para gerar o tipo de relatório que agora geramos em questão de 30 segundos. Nos sentimos muito mais próximos das tendências. Se a receita cair, podemos descobrir a causa e o local do problema e solucioná-lo com muito mais facilidade. Um de nossos recursos favoritos é a capacidade de adaptar relatórios prontos especificamente para nossos clientes. Basta clicar no nome de um relatório e atualizá-lo para o dia atual. O sistema também é inteligente e sabe que queremos ver o que aconteceu no mês passado. Assim, podemos economizar de 20 a 30 relatórios.
Por dentro do AdSense: O que você diria a outros editores sobre a nova interface em poucas palavras?
Uptake: Podemos fazer dez vezes mais análises do que fazíamos em um mesmo período.
Se quiser ver como você pode usar a nova interface do Google AdSense para reduzir o tempo gasto com o gerenciamento e o monitoramento de sua conta, faça login nela e mude para a nova interface. Para isso, clique no link no canto superior “Experimente a nova interface do Google AdSense”. Para saber mais sobre as novas funcionalidades de relatórios, acesse a nossa
central de ajuda
.
Postado por Nate Deoms - Equipe do blog Por dentro do AdSense
Ajude o Japão com sua conta do AdSense
terça-feira, março 15, 2011
O Google está se empenhando de várias formas em ajudar o Japão depois da tragédia do terremoto da semana passada. Uma delas é através do Google AdSense. Você pode usar os ganhos da sua conta para ajudar as pessoas afetadas por essa catástofre.
Atualmente, a maneira mais rápida de contribuir é através da nossa página
crisis response
. Todas as doações vão ser encaminhadas para a
Cruz Vermelha japonesa
e serão usadas diretamente no suporte aos japoneses.
Estamos trabalhando numa forma de fazer as doações pela na sua conta do AdSense, por favor, fique ligado no nosso Blog pra mais informações a respeito.
Se você está procurando por outros recursos, nós lançamos também o
Google Person Finder
em Japonês, chinês e inglês. Essa é uma ferramenta para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas, assim como sites em
Japonês
e
Inglês
com atualizações sobre a área afetada.
Postado por Julia Peppiatt - Equipe de pagamentos do Google AdSense
Concurso Histórias de Sucesso - Resultado
quinta-feira, março 10, 2011
Em Janeiro e Fevereiro promovemos um Concurso entre o Blog do AdSense e os nossos principais contribuidores do
Nosso Fórum
.
Os principais contribuidores são os grandes responsáveis por esclarecer muitas das dúvidas que outros usuários postam no nosso
Fórum
. Eles sabem muito sobre o Google AdSense e ajudam outros editores a terem melhores resultados com dicas que eles mesmo já testaram.
Gostaríamos de agradecer a vocês pela participação. Temos certeza de que suas histórias de sucesso ajudarão ainda mais outros editores a otimizar seus sites e aumentar a receita através dos nossos outros canais: o Blog e o
YouTube.
Vamos então aos nossos ganhadores:
1° lugar: Dan
2° lugar: Piava Branca
3° lugar: MLemos
A partir da semana que vem vamos publicar nas próximas três quintas-feiras essas histórias aqui no Blog do AdSense e também no
Fórum
. Os brindes dos vencedores serão enviados até o final do mês por correio.
O concurso dessa vez foi aberto apenas para nossos maiores contribuidores, mas a partir de Abril queremos que todos os nossos usuários do
Forum
possam contar sobre suas histórias com o AdSense! Nossa intenção é fazer do Blog também um lugar para vocês falarem sobre o programa de uma perspectiva de vocês, editores.
Muito obrigada mais uma vez a todos! Fiquem de olho no Blog nas próximas quintas-feiras!
Postado por Fabiana Fróes
Nova interface às quartas-feiras: edição em massa
quinta-feira, março 10, 2011
Talvez você tenha lido em uma postagem anterior do Blog do AdSense que ativar a exibição de anúncios gráficos e de texto aumenta o grupo de anunciantes que definem lances para o inventário de seu site, aumentando assim a receita obtida com o Google AdSense. Anteriormente, fazer com que todos os blocos de anúncios pudessem exibir anúncios gráficos e de texto podia levar muito tempo. Mas agora, com a nova interface, você pode encontrar e editar facilmente todos ou alguns de seus blocos de anúncios com apenas alguns cliques.
Basta navegar até a guia "Meus anúncios" na nova interface, em "Rede de Display", e selecionar a página "Blocos de anúncios". Usando as caixas de seleção, selecione os blocos de anúncios que deseja editar ou simplesmente marque a caixa de seleção no topo da lista para selecionar todos os blocos de anúncios. No menu suspenso "Ações", selecione "Editar tipo de anúncio". Clique em "Aplicar" e os blocos de anúncios ativados para exibição de anúncios gráficos e de texto terão essa configuração como seu tipo de anúncio.
Recomendamos ativar a exibição de anúncios gráficos e de texto para aumentar os lances no seu leilão, garantindo que os anúncios receberão a RPM (receita por mil impressões) mais alta possível. Lembre-se de que alguns blocos, como blocos de links, ou determinados tamanhos de anúncios não podem conter anúncios gráficos. Sendo assim, não será possível modificá-los.
Experimente agora! Navegue até a
nova interface
e clique na guia "Meus anúncios", depois em "Rede de Display" e, em seguida, em "Blocos de anúncios".
Postado por Alex Benton - Engenheiro do AdSense
Apresentamos a Nova Interface para Celular do AdSense
quinta-feira, março 03, 2011
Hoje anunciamos a nova interface do Google AdSense em versão beta otimizada para aparelhos celulares. Agora quando você acessar
www.google.com/adsense
no navegador do celular, em vez do Google AdSense normal para computadores, você verá uma versão mais simples e rápida do Google AdSense. Criamos a interface para celular do Google AdSense para que você possa acessar rapidamente as informações mais importantes de sua conta. Você pode verificar facilmente seus ganhos, obter alertas importantes e visualizar relatórios (sem a necessidade do Flash) em seu celular.
Ative a
nova interface
do Google AdSense em seu computador e experimente! E se você preferir usar a interface normal em seu aparelho celular, poderá alternar para a versão para computador (e voltar para a versão para celular) por meio de um link na parte superior da tela.
Lembre-se de que essa interface ainda está na versão beta, então fique atento para mais recursos em breve.
Postado por: Delwhar Hussain, Will Montgomery, Matt Clark - Engenharia do Google AdSense
Nova interface às quartas-feiras: novo layout da guia "Meus anúncios"
quarta-feira, março 02, 2011
Nesta semana, gostaríamos de destacar os novos recursos de gerenciamento de inventário na nova interface do Google AdSense. Com ela, é possível pesquisar facilmente canais específicos e, com apenas um clique, ver todos os blocos de anúncios associados.
Para experimentar esse recurso, basta navegar até a guia "Meus anúncios". Quando estiver nela, abra a página "Blocos de anúncios" da Rede de Display na barra lateral, abaixo do título "Rede de Display", escolha "Blocos de anúncios" e abra a seção "Filtros avançados". Se você digitar o nome do critério que deseja verificar, poderá passar o mouse por cima dele e ver os blocos de anúncios destacados em amarelo. Você também pode clicar no nome do critério para filtrar a lista de blocos de anúncios e visualizar os blocos de anúncios acompanhados por um determinado critério. Se quiser editar os blocos de anúncios associados ao critério ou a qualquer outra informação, acesse a página "Critérios personalizados" do produto.
Experimente agora! Navegue até a nova interface e clique na guia "Meus anúncios", depois em "Rede de Display" e, em seguida, em "Blocos de anúncios".
Gere mais receita com o AdSense para pesquisa
terça-feira, março 01, 2011
Leitores on-line têm muito poucos momentos de atenção. Você pode conseguir fazer com que os usuários cheguem até seu conteúdo, mas e se eles não conseguirem encontrar o que estão procurando? Por isso é importante garantir que os usuários que acessarem seu site permaneçam nele.
A solução é o
AdSense para pesquisas
. Com esse produto gratuito e de fácil implementação, você pode colocar uma caixa de pesquisa do Google em seu website. Com ele, você tem uma camada adicional de interatividade para seus usuários e pode gerar ganhos adicionais com anúncios na página de resultados de
pesquisa personalizável
.
Veja alguns de nossos recursos favoritos do AdSense para pesquisas:
Pesquisa do site
: os usuários podem pesquisar informações diretamente em seu site sem precisar sair dele.
Pesquisa vertical
: os usuários podem pesquisar em vários sites selecionados por você, incluindo sites relacionados que acredita que podem ser relevantes para eles ou uma rede de sites que você possua.
Palavras-chave
: você pode usar palavras-chave para tornar os resultados de pesquisa mais relevantes para seu público-alvo e o conteúdo do site. Por exemplo, se você tiver um website sobre Pilates, poderá incluir palavras-chave como "exercício", "condicionamento físico", "meditação" e "pilates". Como resultado, quando um usuário pesquisar "equipamento", os anúncios exibidos estarão relacionados especificamente à prática de Pilates e não a outros tipos de equipamentos.
Local do anúncio: você pode otimizar o local de seus anúncios nas páginas de resultados de pesquisa. Recomendamos que você posicione os anúncios na parte superior e do lado direito, pois constatamos que esse layout aumenta a visibilidade e a receita.
Você está pronto para experimentar o AdSense para pesquisas? Você pode encontrar todas as informações necessárias para configurar o AdSense para pesquisas
aqui
ou assistir ao vídeo abaixo para obter mais informações.
* Vídeo apenas em inglês
Postado por Miguel Romar, especialista em otimização do Google AdSense
Etiketler
Manutenção
+1
300x600
Ad Manager
Adsense
AdWords
AFC
analise
analytics
anuncios de texto
bloqueio
categoria
Celular
desempenho
Desenvolvedores
Design
DFP terças-feiras
dicas
display
doubleclick
estadão
Estudos de caso
Eventos
formato
google +
google analytics
Google+
Google+ Eco
hangout
hipenpal
Histórias de Sucesso
Iniciantes
Inscrição no AdSense
Interface
Internacional
Manutenção
mensuração
mobile
móvel
Nova Interface
Novidades
Otimização
Outros
Outros produtos Google
Pagamentos
pagina
produtos
Recursos do AdSense
rede de display
Regulamentos do Programa
Relatórios e ganhos
Série Quarta-feira AFSE3
Série Regulamentos
site
social
tendencias
texto
UI
User experience
usuario
UX
vídeo
virais
webinar
Arşiv
2015
jul.
abr.
mar.
2014
jul.
mai.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
Feed
Links úteis
Get started with AdSense
Sign in to your account
AdSense Help Center
AdSense Help Forum
Deixe seu comentário em nossos
Fóruns de Produto
.