Nosso terceiro lugar do concurso Blog X Principais contribuidores do Fórum:
Eu sou Manuel Lemos, Português radicado no Brasil desde 1998. Hoje em dia trabalho exclusivamente com desenvolvimento de meus sites. Trabalho em particular com a linguagem PHP desde 1997.
Em 1998 comecei a desenvolver componentes* de programação em PHP para fins genéricos de forma a que fossem reutilizáveis em vários projetos. A ideia era reduzir o custo e o tempo necessário para desenvolver novos recursos para os meus sites.
Eu participava muito em listas de discussão de programadores de PHP, não só para poder obter ajuda de outros em dificuldades que me surgiam, mas também para ajudar os outros que tinham problemas semelhantes aos que eu tive.
Por vezes, eu oferecia componentes que eu tinha criado quando surgiam pessoas com dificuldades que os meus componentes resolviam ou pelo menos facilitavam.
Ajudar assim os outros sempre foi uma forma de ajudar a mim próprio. Os outros que testavam os meus componentes por vezes retornavam com avisos sobre defeitos no código ou pedidos para implementar novos recursos.
As correções ou melhorias que eu fazia acabavam por beneficiar os meus próprios projetos onde usava os meus componentes. Por isso eu tinha bons motivos para continuar a partilhar os meus componentes com outros programadores, quantos mais melhor, porque assim teria mais retorno.
O problema é que, em dado momento, comecei a ter muitas solicitações pelos meus componentes. Por isso decidi publicar os componentes em algum site, em vez de os distribuir por e-mail como fazia até então.
Cheguei a avaliar sites existentes, mas nenhum tinha as características que eu pretendia para me ajudar a distribuir os meus componentes. Por isso decidi criar o meu próprio site. Foi nessa altura que nasceu o site PHPClasses.
Ao principio apenas eu publicava os meus componentes, mas depois decidi facilitar para que outros publicassem também os seus. Gradualmente o site foi crescendo e se tornando uma referência na comunidade de programadores de PHP.
Até 2001 eu trabalhei na empresa Zip.Net, mais conhecida pelo seu carro-chefe o site de Webmail ZipMail. Porém, com o estouro da bolha .COM, a Zip.Net foi vendida para o UOL e praticamente todos funcionários da Zip.Net foram demitidos.
Ao mesmo tempo nasceu o meu filho. Esse momento foi de virada na minha vida. Nessa altura pensei que seria mais legal se pudesse trabalhar apenas em casa para poder acompanhar o crescimento do meu filho desde bebê.
Uma coisa que pensei foi em tentar tornar o projeto do meu site em um negócio que me permitisse trabalhar em casa e viver dele. Várias alternativas foram avaliadas, mas a que começou a dar certo foi a monetização dos espaços do site com publicidade.
Depois de cerca de 1 ano sem faturar nada, no fim de 2002 o site foi aceito na rede de publicidade da empresa Tribalfusion. Essa rede apenas mostrava anúncios para visitantes norte-americanos. Rendia apenas algumas centenas de dólares por mês, mas já era um começo.
Em meados de 2003 o Google abre o AdSense para sites com conteúdo em Inglês e logo que soube propus o meu site para entrar na sua rede de sites de conteúdo. Felizmente o meu site foi logo aceito porque o seu conteúdo está todo em inglês.
Rapidamente consegui aumentar a minha receita com o site. Finalmente tinha conseguido o objetivo de poder me dedicar a tempo inteiro a um projeto próprio trabalhando exclusivamente de casa. Curiosamente sempre que meus amigos perguntam o que faço, até hoje poucos acreditam que vivo exclusivamente da renda site. Parece algo bom demais para ser a realidade.
Infelizmente para muitos trabalho significa uma coisa chata que se faz para alguém que nos paga um salário fixo. Por isso me considero um privilegiado, dado que poucos podem escolher o que fazem, trabalhando a partir de casa junto da família.
A verdade é que não apenas trabalho para mim fazendo o que escolhi, mas acabo trabalhando muito mais do que trabalharia se tivesse um emprego baseado num expediente fixo.
Desde sempre não paro de trabalhar em novos recursos do site que oferecem novos serviços aos seus usuários. Obviamente é muito importante saber o que os usuários pretendem.
Em 2007 lancei um pacote de serviços pagos por assinatura que atende a diversas necessidades dos usuários.
Por exemplo, apesar a receita da publicidade ser algo que continua sendo essencial à subsistência do site como um negócio, há sempre usuários que se incomodam com a sua presença. Por isso um dos benefícios oferecidos aos assinantes pagantes do site é poder navegar no site sem qualquer publicidade.
Apesar do site oferecer outros beneficios interessantes, apenas uma pequena fração dos usuários paga para ter esses benefícios. Mesmo assim o site recebia reclamações de usuários por e-mail e até pelo Twitter por causa da publicidade.
A verdade é que a publicidade distrai os usuários e atrasa a carga das páginas comprometendo a experiência de uso do site. A questão da publicidade distrair os usuários, não há nada a fazer a não ser oferecer a assinatura paga.
Quanto ao fato da publicidade atrasar a carga das páginas, depois de muita pesquisa sobre o assunto, finalmente consegui descobrir uma solução que permite que a publicidade apareça e ao mesmo tempo as páginas carreguem rapidamente.
A solução consiste em usar um componente de programação escrito em linguagem JavaScript que altera o momento em que os anúncios são carregados nas páginas.
Normalmente o carregamento das páginas é travado no ponto da página onde aparece um anúncio. Usando o componente que desenvolvi, os anúncios passam a ser todos carregados apenas quando toda página foi carregada.
Comecei a implementar este componente nos meus sites em 2010. Receava que pudesse causar uma perda de receita, uma vez que se os anúncios aparecem um pouco mais tarde, os usuários podem nem chegar a vê-los. Felizmente não foi isso que aconteceu. Não senti grande diferença em termos de receita de publicidade desde que comecei a usar este componente.
A grande diferença que notei sim, foi que praticamente os usuários pararam de reclamar no Twitter por causa da publicidade. Impressionante mesmo!
A boa notícia para outros editores de sites com publicidade que queiram usufruir do mesmo beneficio, é que estou disponibilizando este componente sobre a forma de código fonte aberto.
O componente chama-se Fast Page Content Loader e está disponível no site JSClasses. Este é um site que lancei em 2010. O JSClasses é uma variante do site PHPClasses, mas é dedicado à distribuição de componentes em JavaScript.
Fast Page Content Loader
Quem quiser aprender mais sobre este componente pode acompanhar o seu blog aqui .
* códigos em linguagem PHP
Se você quiser falar diretamente com o Manuel entre no nosso Fórum e se quiser mais sobre como melhorar sua performance clique aqui . Postado por Fabiana Fróes - Equipe Por Dentro do AdSense
3 comentários :
Manuel,
Poucas coisas são impossíveis à persistência e habilidade.
Parabéns pela sua biografia!
Abraços,
Rafael Zampieri
Rafael, obrigado pela força.
Espero que a minha história e a de outros contribuidores principais do AdSense que se vão seguir nas próximas semanas ajudem a encorajar outros editores a desenvolver técnicas para melhorar o seu desempenho no AdSense, e que no futuro venham também partilhar com todo mundo aqui.
Bom Dia
Gostaria de conversar com vc no msn se puder sobre ganhar com blogs.
reiter21@hotmail.com
Marlon
Postar um comentário