O nanapi.jp é um site japonês que fornece dicas úteis para a vida cotidiana.  Ele tem todos os tipos de conselhos para todos: de dicas sobre romance até o uso de serviços na Web.

Recentemente, o nanapi começou a usar o Google AdSense e tem notado um aumento constante na receita. Conversamos com o Sr. Furukawa, CEO, e o Sr. Saito, diretor de anúncios, e perguntamos sobre as experiências deles com o Google AdSense.

Por dentro do AdSense (IA): Conte-nos a história do nanapi e como vocês criaram o site.  
Criamos o nanapi em setembro de 2009.  Percebemos que havia a necessidade de um site de informações onde as pessoas pudessem encontrar dicas para a vida cotidiana. Assim, decidimos fornecer esse conteúdo na forma de artigos sobre diversos tópicos.

Inicialmente, tínhamos apenas um site para computador, mas agora também criamos um site para smartphone. Desde agosto de 2012, recebemos 42 milhões de page views e 9 milhões de usuários únicos por mês.  O número de usuários únicos é maior no site para computador, mas o site para smartphone recebe mais page views.

IA: Como e por que vocês começaram a usar o Google AdSense? 
Quando criamos o site, decidimos não implementar anúncios porque queríamos focar primeiro na criação de conteúdo de qualidade. Depois que nosso número de visitantes chegou a 10 milhões mensais, implementamos um retângulo médio (300 x 250) no canto superior direito do site.  Como resultado, tivemos uma receita maior do que imaginávamos.

Ficamos surpresos com a qualidade dos anúncios e com a forma como eles correspondiam ao conteúdo de nosso site. Estávamos preocupados que os anúncios pudessem prejudicar o design ou a facilidade de uso de nosso site, mas não percebemos isso depois da implementação.  É por isso que decidimos usar mais o Google AdSense.

IA: Que resultados vocês notaram depois da implementação do Google AdSense?
Nós começamos a usar mais o Google AdSense depois do piloto, em abril de 2012.  Mais especificamente, mudamos de outra rede de anúncios para o Google AdSense e aumentamos o número de anúncios por página. Nossa receita aumentou mais de dez vezes em apenas três meses.

O nanapi abrange diversos tópicos e pode ser difícil exibir anúncios relevantes, mas com a segmentação contextual do Google AdSense, os anúncios relevantes são exibidos automaticamente.  As pessoas visitam o nanapi antes de realizar ações. Por isso, é natural que nossos visitantes cliquem em anúncios relevantes e saiam do site. Implementamos anúncios de 336 x 280 abaixo de nossos artigos para capturar esse tipo de comportamento do usuário.

IA: Vocês tiveram algum problema depois da implementação do Google AdSense?
Não tivemos nenhuma dificuldade na implementação ou na configuração do Google AdSense. Em comparação com a rede de anúncios que usávamos antes, a interface da conta do Google AdSense é fácil de usar. Foi também muito fácil implementar o Google AdSense em nosso site para smartphone. Colamos o código de anúncio copiado da interface da conta, assim como tínhamos feito no site para computador. É muito bom que o Google AdSense nos permita verificar o desempenho por plataforma também.

Quanto aos recursos, precisamos apenas de uma pessoa para gerenciar o Google AdSense. A interface da conta é muito fácil de usar. Por exemplo, quando fazemos experiências com a alteração do formato de um anúncio, podemos verificar seu desempenho imediatamente.

Estávamos preocupados que os anúncios prejudicassem a facilidade de uso de nosso website.  No entanto, a qualidade dos anúncios é muito boa, e não precisamos nos preocupar.  Como os anúncios correspondem a nosso conteúdo, eles melhoram as informações no site. Não recebemos uma única reclamação de nossos usuários.

IA: Conte-nos sobre seus planos para o futuro.
Pretendemos continuar adicionando cada vez mais artigos a nosso site. Nossa meta é fazer com que os usuários pensem que "se você acessar o nanapi, encontrará respostas sobre todos os tipos de tópicos". Da perspectiva dos anúncios, estamos considerando usar o DoubleClick for Publishers (DFP) para gerenciar nossos blocos de anúncios com mais facilidade.

Postado por Ayaka Sakakibara, Gerente de Parceiros Estratégicos